Escolhendo o vinho certo: Uvas para saber de cor

Existem milhares de variedades de uvas viníferas diferentes. E é praticamente impossível conhecer todas elas, mas existem algumas características das principais cepas que são imprescindíveis na hora de escolher um vinho para agradar o seu paladar!

Agora que você já deu o primeiro passo na hora de escolher o seu vinho – e sabe se prefere um exemplar do Novo ou do Velho Mundo (se não deu o primeiro passo, clique aqui!) -, pode partir para a escolha da uva. Mas são centenas, senão milhares de variedades de uvas viníferas. Por isso, listamos as mais populares abaixo.

shutterstock_205539424

Uvas tintas

Cabernet Sauvignon

Intensa em aromas de groselha, notas herbáceas, de tabaco, café e baunilha, é também conhecida por seus vinhos bem estruturados, tânicos e encorpados. No Novo Mundo, os Cabernets tem sabores de frutas maduras e taninos macios, enquanto que os do Velho Mundo são austeros e taninos rugosos.

Merlot

Maciez é a característica mais marcante da Merlot – por isso, seus vinhos são tão fáceis de beber. Tem aromas exuberantes de frutas negras e violetas no Novo Mundo e caráter terroso no Velho Mundo.

Malbecvale-chielno-maipo-chile-cabernet-sauvignon-tanino-uva

São as ameixas maduras, o frescor de menta e o perfume das pétalas de violeta que dão tipicidade à Malbec no Novo Mundo – isso sem falar na estrutura tânica e encorpada da uva. Os poucos exemplares do Velho Mundo são sóbrios e com taninos muito adstringentes.

Carménère

As notas vegetais de pimentão verde são marca registrada da Carménère, que também dá origem a exemplares frutados e com notas de madeira. Corpo e acidez médios. É raro encontrar vinhos da variedade fora do Chile.

Pinot Noir

Aromas de frutas silvestres dominam o nariz de Pinots mais jovens, que ganham toques terrosos e herbáceos com o passar dos anos. No Novo Mundo, a uva dá origem a tintos mais encorados e com menor acidez, enquanto que no Velho Mundo se apresenta leve e elegante.

Syrah ou Shiraz

Frutas negras e suculentas dão estrutura aos aromas da Syrah, mas são as notas de especiarias que caracterizam seus tintos de corpo médio a encorpados. A marca do Novo Mundo são as especiarias doces, como canela e cravo, e as frutas maduras, enquanto que no Velho Mundo vão mais para pimenta-preta e frutas frescas.

shutterstock_128724788Tempranillo

Morangos maduros e geleia de frutas vermelhas dão personalidade aos Tempranillos, tintos de corpo médio a encorpado e tânicos.


Sangiovese

Com aromas mais tímidos, nos mostra notas que vão de ameixas a tomates com toques de ervas para chá e especiarias. Seus vinhos tem corpo médio, alta acidez e muitos taninos.

Uvas brancas

Chardonnay

No Novo Mundo tem aromas de frutas tropicais, são encorpados e têm baixa acidez; os do Velho Mundo tendem para as frutas cítricas e brancas, e têm maior acidez.

Sauvignon Blancshutterstock_160630484

Aromas de frutas amarelas, como maracujá e limão, são mesclados às notas herbáceas. Em boca, apresenta acidez bastante alta e corpo leve.

Moscato

Muito aromáticos, apresentam notas de buquê de flores e frutas brancas. Podem ter paladar doce ou seco, mas normalmente têm corpo leve e acidez moderada.

Riesling

Seus aromas vão de limão, damasco e maçã a querosene e mel. Versátil, produz vinhos secos ou doces, encorpados ou leves, mas sempre com boa acidez.

Torrontés

Muito aromática, é marcada pelo caráter perfumado floral e frutado que assume à taça, mas de acidez e corpo médios.

Gewürztraminer

Uva de casca rosada e pequenas bolinhas pretas, traz aromas de lichia, rosas, amêndoas e até alguns toques defumados. Muito aromática, tem corpo e acidez médios.

Pinot Grigio

Pouco aromáticos, de corpo leve e acidez alta, a Pinot Grigio produz vinhos sutis, mas agradáveis – com delicadas notas de mel, fumaça e especiarias.


Por Gustavo Jazra

Uma ideia sobre “Escolhendo o vinho certo: Uvas para saber de cor

  1. Pingback: Como escolher um vinho para agradar o seu paladar | Blog Sommelier Grand Cru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s